Capes realiza Seminários de Preparação para a Avaliação Trienal

postado em 2 de set de 2013 05:55 por Diretoria de Avaliação   [ 2 de set de 2013 06:00 atualizado‎(s)‎ ]
Publicada por Coordenação de Comunicação Social da Capes   
Sexta, 30 de Agosto de 2013 17:26

Entre os dias 19 a 30 de agosto foram realizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Seminários de Preparação para a Avaliação Trienal 2013. Os coordenadores das 48 áreas de avaliação estiveram reunidos durante dois dias, nesse período, com parte da comissão que realizará a Avaliação Trienal, que acontece do dia 30 de setembro até 25 de outubro.

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Os seminários reuniram os coordenadores das 48 áreas de avaliação (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)


Os seminários, promovidos pela Diretoria de Avaliação (DAV), foram realizados com o intuito de apresentar a sistemática adotada para a Avaliação Trienal, de modo a familiarizar os consultores acerca dos procedimentos e da logística das reuniões, dos aplicativos e ferramentas que serão utilizados pelas comissões. Esta etapa teve como propósito simular o ambiente em que ocorrerá o processo de avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Nesse período, houve momentos de troca de experiências entre as comissões, de apresentação da forma de trabalho de cada área e de discussão de sugestões e esclarecimento de dúvidas.
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Equipe da Diretoria de Avaliação realiza preparativos para a Trienal 2013 (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)


Dentre esses instrumentos encontra-se o hotsite da Trienal, o website desenvolvido exclusivamente para a Avaliação Trienal 2013, que será o único canal de informações para a comunidade da pós-graduação e para a comunidade acadêmica em geral. Nele estão publicadas notícias, calendário, orientações gerais e documentos.

Acesse o site www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br.

Avaliação Trienal
A avaliação da pós-graduação stricto sensu, criada em 1976, é um instrumento de grande importância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e para o fomento, tanto por parte das agências brasileiras, como dos organismos internacionais.

Os programas recebem conceitos na seguinte escala: 1 e 2, que descredenciam o programa; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado. Conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional. A cada três anos, todos os cursos em funcionamento são reavaliados.

A avaliação cumpre o papel de analisar profundamente o panorama dos programas de pós-graduação no Brasil, e assim atestar a qualidade dos cursos e acompanhar a qualificação dos mesmos. A partir da avaliação obtêm-se elementos e indicadores que permitem induzir e fomentar ações governamentais de apoio à pós-graduação brasileira. Como resultado, é possível impulsionar o avanço científico e tecnológico e desenvolver o país, com ações de promoção de programas específicos para diminuir as assimetrias entre regiões do Brasil ou intra e inter áreas do conhecimento.

O Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação, reconhece os resultados da Avaliação Trienal da Capes. É importante ressaltar que os cursos que não possuem a recomendação da Capes, não são autorizados pelo MEC e, por conseqüência, não fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e, assim, não podem conceder o título de mestre e doutor.