O Conselho Técnico-Científico da
Educação Superior (CTC/ES) está reunido durante essa semana, de 1º a 5
de julho, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (Capes), para discussão, análise e aprovação dos documentos das
48 áreas que serão utilizados como base para a Avaliação Trienal 2013,
que acontecerá de 30 de setembro a 25 de outubro deste ano, em reuniões
presenciais com a participação de cerca de 1200 consultores.
O documento de área é composto de seis quadros, que contemplam
considerações gerais sobre o estágio atual da área; requisitos e
orientações para propostas de cursos novos; considerações gerais sobre a
Avaliação Trienal 2013; considerações gerais sobre Qualis-Periódicos
(Artístico), roteiro para classificação de livros, eventos, produtos
técnicos e os critérios para a estratificação e uso dos mesmos na
avaliação; ficha de avaliação para o triênio 2010-2012 para os programas
acadêmicos e profissionais; e considerações e definições sobre
internacionalização/inserção internacional.
 CTC-ES se reúne para definição de documentos de área para Avaliação Trienal (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes) Em breve, os documentos serão disponibilizados na página da Capes, bem como a nominata das comissões de avaliação.
Avaliação Trienal A avaliação da pós-graduação
stricto sensu, criada em 1976, é um instrumento de grande importância
para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e para o fomento, tanto
por parte das agências brasileiras, como dos organismos internacionais.
Os programas recebem conceitos na seguinte escala: 1 e 2, que
descredenciam o programa; 3 significa desempenho regular, atendendo ao
padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a
nota máxima para programas com apenas mestrado. Conceitos 6 e 7 indicam
desempenho equivalente ao alto padrão internacional. A cada três anos,
todos os cursos em funcionamento são reavaliados.
A avaliação cumpre o papel de analisar profundamente o panorama dos
programas de pós-graduação no Brasil, e assim atestar a qualidade dos
cursos e acompanhar a qualificação dos mesmos. A partir da avaliação
obtêm-se elementos e indicadores que permitem induzir e fomentar ações
governamentais de apoio à pós-graduação brasileira. Como resultado, é
possível impulsionar o avanço científico e tecnológico e desenvolver o
país, com ações de promoção de programas específicos para diminuir as
assimetrias entre regiões do Brasil ou intra e inter áreas do
conhecimento.
O Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação,
reconhece os resultados da Avaliação Trienal da Capes. É importante
ressaltar que os cursos que não possuem a recomendação da Capes, não são
autorizados pelo MEC e, por conseqüência, não fazem parte do Sistema
Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e, assim, não podem conceder o título
de mestre e doutor.
(CCS/Capes)
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