A Diretoria de Avaliação (DAV) da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
iniciou nesta quarta-feira, 28, a publicação dos documentos de área que
serão utilizados como base para a Avaliação Trienal 2013. O arquivo
postado na página das áreas, disponível no site da Capes,
contém o texto completo do documento e, ao final, a listagem de todos
os consultores que participarão como membros da comissão de avaliação.
O documento de área é composto de
seis quadros que contemplam considerações gerais sobre o estágio atual
da área: requisitos e orientações para propostas de cursos novos;
considerações gerais sobre a Avaliação Trienal 2013; considerações
gerais sobre Qualis-Periódicos (Artístico), roteiro para classificação
de livros, eventos, produtos técnicos e os critérios para a
estratificação e uso dos mesmos na avaliação; ficha de avaliação para o
triênio 2010-2012 para os programas acadêmicos e profissionais; e
considerações e definições sobre internacionalização/inserção
internacional.
Algumas áreas não tiveram seu
documento de área aprovado na forma final e/ou ainda não tiveram
concluída a comissão de Avaliação Trienal 2013 e, portanto, não possuem
ainda documento publicado, o que será feito tão logo seja finalizada
cada uma dessas etapas.
Avaliação Trienal A
avaliação da pós-graduação stricto sensu, criada em 1976, é um
instrumento de grande importância para o Sistema Nacional de
Pós-Graduação (SNPG) e para o fomento, tanto por parte das agências
brasileiras, como dos organismos internacionais.
Os programas recebem conceitos na
seguinte escala: 1 e 2, que descredenciam o programa; 3 significa
desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é
considerado um bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas com
apenas mestrado. Conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto
padrão internacional. A cada três anos, todos os cursos em funcionamento
são reavaliados.
A avaliação cumpre o papel de
analisar profundamente o panorama dos programas de pós-graduação no
Brasil, e assim atestar a qualidade dos cursos e acompanhar a
qualificação dos mesmos. A partir da avaliação obtêm-se elementos e
indicadores que permitem induzir e fomentar ações governamentais de
apoio à pós-graduação brasileira. Como resultado, é possível impulsionar
o avanço científico e tecnológico e desenvolver o país, com ações de
promoção de programas específicos para diminuir as assimetrias entre
regiões do Brasil ou intra e inter áreas do conhecimento.
O Ministério da Educação, por meio
do Conselho Nacional de Educação, reconhece os resultados da Avaliação
Trienal da Capes. É importante ressaltar que os cursos que não possuem a
recomendação da Capes, não são autorizados pelo MEC e, por
conseqüência, não fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação
(SNPG) e, assim, não podem conceder o título de mestre e doutor. |