Diretor de Avaliação da Capes explica detalhes da preparação da Avaliação Trienal 2013

postado em 4 de set de 2013 09:53 por Diretoria de Avaliação   [ 4 de set de 2013 09:53 atualizado‎(s)‎ ]

Imprimir E-mail
Publicada por Coordenação de Comunicação Social   
Quarta, 04 de Setembro de 2013 10:45

Entre os dias 30 de setembro a 25 de outubro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizará a avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros, referente aos anos 2010, 2011 e 2012.

Criada em 1976, a Avaliação Trienal cumpre o papel de analisar profundamente o panorama dos programas de pós-graduação no Brasil e assim atestar a qualidade dos cursos e acompanhar a qualificação dos mesmos.

A partir da avaliação obtêm-se elementos e indicadores que permitem induzir e fomentar ações governamentais de apoio à pós-graduação brasileira. Como resultado, é possível impulsionar o avanço científico e tecnológico e desenvolver o país, com ações de promoção de programas específicos para diminuir as assimetrias entre regiões do Brasil ou intra e inter áreas do conhecimento.

Como parte dos preparativos para a Avaliação Trienal 2013, a Capes promoveu nas últimas semanas de agosto, Seminários de Preparação para o evento. Os coordenadores das 48 áreas de avaliação estiveram reunidos com parte da comissão que realizará a avaliação.

prof-livio-492013
Para o diretor de Avaliação, o crescimento do SNPG é uma das novidades da Avaliação Trienal 2013 (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)

O Diretor de Avaliação da Capes, Livio Amaral, explica na entrevista a seguir alguns detalhes da Avaliação Trienal 2013. Confira:

1 - Em que consistiram os seminários de preparação da Avaliação Trienal?

A Avaliação Trienal constitui-se de uma série de ações e procedimentos que se iniciaram em fevereiro deste ano e terá o momento maior em outubro, quando em reuniões presencias com mais de 1.200 consultores, serão estabelecidas as notas dos 3.700 programas de pós-graduação (PPGs). Esta etapa, como diz o nome do seminário, serviu para preparação de um grupo em cada uma das 48 áreas de avaliação, para conhecer e se apropriar dos dados, aplicativos, procedimentos, ficha de avaliação, bem como de aspectos operacionais-logísticos visando o trabalho de outubro.

2 - Qual a dimensão e importância do encontro?

A avaliação trienal é a mais antiga, contínua e periódica das atividades da Capes. A importância se constitui na dimensão atual do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), no caráter nacional, ou ainda por se realizar de um modo sistemático e semelhante em todas as áreas de conhecimento, em um só e mesmo momento.

3 - A Avaliação Trienal 2013 trará novidades com relação aos anos anteriores?

Em aspectos conceituais e de fundamento não teremos mudanças. A novidade é que o SNPG estará aproximadamente 25% maior com relação à avaliação 2010, com tudo que disto decorre enquanto trabalho e logística.

4 - A partir dos seminários de preparação o processo de Avaliação poderá sofrer alterações?

Enquanto procedimentos operacionais e logísticos, eventualmente podem ocorrer mudanças. Quanto ao conteúdo e forma da avaliação, não. Os dados estão coletados e processados e cada área, por meio dos denominados "documentos de áreas", definiu como fará a avaliação.

5 - O que esperar da Avaliação Trienal 2013?

Que ela seja realizada de forma tranquila, com rigor e transparência. E que o resultado seja robusto e consistente.

(Pedro Matos)