Tem início nessa segunda-feira, 30,
na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),
a Avaliação Trienal 2013, que avaliará todos os 5.700 cursos de
mestrado e doutorado, com base nas atividades dos anos de 2010, 2011 e
2012. Segundo o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, essa
rotina que acontece a cada três anos, há 40 anos, tem como objetivo
continuar a expansão da pós-graduação brasileira, que tem apresentado
crescimento de 10% ao ano.
 Durante a abertura, presidente da Capes ressaltou a expansão da pós-graduação brasileira (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)
Para
o diretor de Avaliação da Capes, Livio Amaral, este é o exato momento
para retratar a frase "A Capes somos todos nós". "Não existe no mundo
nada parecido com a avaliação que fazemos. Essa experiência, que é
singular no país, é um patrimônio da comunidade acadêmica. Por meio
dela, conseguimos subsídios para fazer avanços na pós-graduação, na
ciência, tecnologia e inovação do país."
Pós-graduação e educação básica O presidente da
Capes, Jorge Almeida Guimarães, também destacou a importância do
envolvimento da pós-graduação com a educação básica, que desde 2007 faz
parte das atividades da fundação. "Temos uma ideia de que, futuramente,
os cursos de pós-graduação que tenham ligação com cursos de licenciatura
– matemática, biologia etc – possam 'adotar' escolas de nível médio
para ajudar no desenvolvimento, como parte das suas atividades. Assim,
acoplando as atividades da pós-graduação nas atividades da educação
básica, será possível uma transferência de conhecimento do que já foi
feito na pós-graduação para um maior avanço na educação básica."
O papel da Capes na avaliação da pós-graduação foi elogiado pelo
ministro da Educação interino, José Henrique Paim. "Este momento é muito
importante para o crescimento da pós-graduação e a Capes consegue
desenvolver estre trabalho com excelência. A inserção da Capes nos
trabalhos relacionados à educação básica também é de extrema
importância, pois a pós-graduação pode desempenhar um papel relevante na
melhoria deste nível de ensino."
 Diretor
de avaliação da Capes destacou a importância da avaliação para o avanço
da pós-graduação brasileira (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)
Durante
a abertura, o diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral, também
ressaltou os objetivos da Avaliação Trienal, como certificar a qualidade
da pós-graduação, identificar assimetrias e possibilitar a criação de
novos programas de indução e fornecer estudos e subsídios para ações
governamentais e de demais instituições do país.
Além de coordenadores de programas de pós-graduação, também estiveram
presentes na abertura outros diretores e servidores da Capes,
representantes do CNPq, Conselho de Reitores das Universidades
Brasileiras e do MEC.
Nesta primeira semana, serão avaliados por 290 consultores os cursos
das grandes áreas Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra. Na
segunda semana, serão analisados cursos das grandes áreas Ciências
Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; e
Multidisciplinar. Na terceira os cursos das Ciências Agrárias e Ciências
Humanas e, na quarta, cursos de Ciências Biológicas e o complemento dos
cursos das grandes áreas Linguística, Letras e Artes; e
Multidisciplinar.
Avaliação Trienal 2013 A avaliação da
pós-graduação stricto sensu é realizada pela Capes desde o ano de 1976.
Ao longo de quase 40 anos, se consolidou como instrumento de grande
importância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação e para o fomento,
tanto por parte das agências brasileiras, como dos organismos
internacionais.
 Cerca de 1.200 consultores participarão das quatro semanas de avaliação (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes) As
atividades contarão com 1.200 consultores vindos de todas as regiões do
país. Eles estarão distribuídos nas comissões das 48 áreas de avaliação
durante quatro semanas de intenso trabalho. No total, serão avaliados
5.700 cursos de mestrado e doutorado. Todo o processo levará em
consideração as atividades dos anos de 2010, 2011 e 2012 e serão
consideradas todas as informações prestadas pelos cursos neste período.
A avaliação cumpre o papel de analisar detalhadamente o panorama e
atividades dos programas de pós-graduação no Brasil e, assim, atestar a
qualidade dos cursos e acompanhar a qualificação dos mesmos. A avaliação
resulta em elementos e indicadores que permitem induzir e fomentar
ações governamentais de apoio à pós-graduação. Como decorrência, é
possível impulsionar o avanço científico, tecnológico e de inovação e
oferecer uma agenda de políticas acadêmico-científicas para diminuir as
assimetrias entre regiões do Brasil e áreas do conhecimento. |