Última semana da Trienal 2013 avalia cursos das Ciências Biológicas, Multidisciplinar, Linguística, Letras e Artes

postado em 22 de out de 2013 10:51 por Diretoria de Avaliação   [ 22 de out de 2013 10:51 atualizado‎(s)‎ ]
Publicada por Coordenação de Comunicação Social da Capes   
Segunda, 21 de Outubro de 2013 15:23

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebeu nesta segunda-feira, no edifício-sede da agência, o quarto e último grupo de consultores da Avaliação Trienal 2013, que analisará, ao longo da semana, os cursos de pós-graduação das grandes áreas de Ciências Biológicas, Multidisciplinar e o complemento dos cursos de Linguística, Letras e Artes.

abertura-trienal-21102013 1653
Cerimônia de abertura contou com a presença de diretores da Capes e do presidente do CNPq, Glaucius Oliva. (Foto: Edson Morais - CCS/Capes)


Presente na solenidade de abertura, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, destacou o papel da avaliação para o desenvolvimento do país. "Apesar de a ciência brasileira ter cumprido muitos de seus desafios ainda nos restam outros como a internacionalização e o engajamento da ciência com foco no desenvolvimento nacional. É justamente nesses aspectos que a avaliação é determinante", afirmou.

Para Oliva, o desenvolvimento do país está absolutamente atrelado à ciência que o Brasil tem feito em todas as áreas, como na agricultura, indústria de transformação, construção civil, petróleo. "Queremos continuar potencializando esse crescimento e para isso precisamos de vocês [consultores]", ressaltou.

Avanços
Segundo o presidente da Capes substituto e diretor de Avaliação, Livio Amaral, apesar das conquistas em termos de melhorias nos sistemas de avaliação, o avanço deve continuar. "Estamos bem melhores que na Avaliação Trienal 2010. No entanto, ainda devem acontecer avanços e, para isso, estamos trabalhando no desenvolvimento da Plataforma Sucupira. O módulo Coleta da plataforma deve ser lançado em março de 2014", anunciou.

abertura-trienal-21102013 1830
Nesta semana serão analisados os cursos de pós-graduação das grandes áreas de Ciências Biológicas, Multidisciplinar, Linguística, Letras e Artes. (Foto: Edson Morais - CCS/Capes)


Amaral também voltou a ressaltar a importância da aproximação entre a pós-graduação e a educação básica, citando as ações que já estão sendo feitas com este propósito. "Além dos documentos produzidos pelas áreas, contendo reflexões sobre como fazer a inserção da educação básica na pós-graduação, já estamos trabalhando em um programa que induza os cursos de pós-graduação a 'adotarem' escolas, com o objetivo de estimular, desenvolver e ampliar talentos para a ciência e tecnologia", disse.

O diretor também reconheceu o trabalho das equipes internas ao longo de toda a preparação logística e de infraestrutura antes e durante os trabalhos. "Em especial, as diretorias de Gestão e de Tecnologia da Informação, além da equipe da secretaria de órgãos colegiados do Gabinete da Presidência."

Os diretores de Programas e Bolsa no País da Capes, Márcio de Castro; de Gestão, Fábio Vaz; e de Tecnologia e Informação, Sérgio Cortes, também fizeram parte da mesa de abertura.

Avaliação Trienal 2013
Na terceira semana de Avaliação Trienal, que teve início no dia 14 de outubro, foram avaliados 1.316 cursos das grandes áreas de Ciências Agrárias e Ciências Humanas, sendo 794 de mestrado acadêmico; 483 de doutorado; e 39 mestrados profissionais. Ao todo, 299 consultores participaram dos trabalhos.

A avaliação da Capes, iniciada em 1976, se consolidou como instrumento de grande importância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação e para o fomento, tanto por parte das agências brasileiras, como dos organismos internacionais.

As atividades da Avaliação Trienal 2013, que começaram no dia 30 de setembro, encerram nesta sexta-feira, 25. Neste período, terão passado pela Capes um total de 1.200 consultores vindos de todas as regiões do país. Eles foram distribuídos nas comissões das 48 áreas de avaliação durante quatro semanas de intenso trabalho. No total, 5.700 cursos de mestrado e doutorado terão passado por este processo. Todo o processo leva em consideração as atividades dos anos de 2010, 2011 e 2012 e serão consideradas todas as informações prestadas pelos cursos neste período. O resultado da Avaliação Trienal está previsto para ser divulgado no início do mês de dezembro deste ano. As notas de cada curso serão válidas pelo próximo triênio.

Gisele Novais